quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Biblioteca Municipal Lídia Jorge
Esta sexta, vamos receber um coelhinho ladrão…
Vem conhecer a história dele nos Contos ao Entardecer!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

11 de Novembro - Dia de S.Martinho

A lenda

Num dia frio e chuvoso, Martinho seguia montado a cavalo
quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio
e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada
e cortou a sua capa ao meio, cobrindo-o com uma das partes.
Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo,
com quem partilhou a outra metade da capa.
Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem.
Conta a lenda que então, as nuvens negras desapareceram
e o sol surgiu, prolongando-se o bom tempo por três dias.
É na data do seu enterro (11 de novembro) que se comemora
o dia que lhe é dedicado e acredita-se que na véspera
e no próprio dia das comemorações o tempo melhora.
O acontecimento é conhecido até hoje pelo
“Verão de São Martinho”

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A.E.I.O.U.
Projeto De Leitura Da B.M.
"O Segredo do Rio"
Desta vez trouxeram-nos uma linda história que fala sobre a Amizade,
"O Segredo do Rio" de Miguel S. Tavares.
Sendo um dos sentimentos mais bonitos que existe,
a Amizade é uma linguagem universal e sem barreiras,...
Um história envolvente que todos adorámos, 
os alunos do 4ºA e a professora Gabriela Ramos agradecem
 à Drª Inês Colaço e à Drª Ana Paula Miguel.
 Até à próxima!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

"Vem à Escola Contar Uma História"
Projeto de Partilha de Leitura da Turma do 3ºA
Desta vez foi a Madalena quem trouxe à nossa Biblioteca
a sua irmã, para partilhar connosco uma história
muito bonita que fala de um pai...
Adorámos, obrigada!
(...) Pai e filha estão sempre juntos e muito divertidos
partilhando todas as tarefas diárias.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Biblioteca Municipal Lídia Jorge
Nos contos ao entardecer de 04 de novembro
vais descobrir o que é ser bombeiro…
E talvez encontres um de verdade!...

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

"Vem à Escola Contar Uma História"
Projeto de Partilha de Leitura da Turma do 3ºA
E a partilha de leituras continua
todas as quintas feiras às 15.00h na nossa Biblioteca.
Hoje foi o irmão da Dineia que, com a ajuda da profª Cláudia
nos leu uma bonita história. Gostámos muito. Obrigada!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Vem Divertir-te No Dia Das Bruxas!
24 de Outubro
Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
Para assinalar a data os alunos vestiram "Árvore da Biblioteca"
com as folhas onde anteriormente haviam descrito o que pensam e sentem acerca deste lugar mágico, enchendo-a assim, de vida e de cor.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

"Vem à Escola Contar Uma História"
Projeto de Partilha de Leitura da Turma do 3ºA
Desta vez foi a mãe da Vitória que veio à nossa Biblioteca 
partilhar uma leitura com todas as crianças da turma.
Obrigada pela participação, adorámos!

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Leituras Informais
Alunos interagindo entre si e com os livros
durante os intervalos das aulas

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

"Vem à Escola Contar Uma História"
Projeto de Partilha de Leitura da Turma do 3ºA
Dando continuidade a este projeto da profª Cláudia Coelho
da turma do 3ºA, no qual as crianças participam com grande
entusiasmo e onde procuramos sobretudo
despertar-lhes o gosto pelos livros e pela leitura,
  a mãe do Rodrigo veio à Biblioteca da nossa escola 
partilhar uma história. Elas adoraram, obrigada!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A Voz dos Livros
A Voz dos Livros é um já antigo mas/e muito bem sucedido
projeto de leitura, transversal no nosso agrupamento.
Decorre semanalmente às quintas feiras pelas 15.00h
e consiste e consiste na partilha de leituras entre alunos,
nas salas de aula escolhidas por eles. Este ano reiniciamos
no dia 06 de outubro e já temos muitas inscrições. Hoje destacamos
quatro das leituras efetuadas por alguns dos alunos,
que participam sempre de forma muito entusiástica.
"A Menina que Detestava Livros"
Ainda no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
partilhamos com os alunos a história
"A menina que detestava Livros"
"-Eu detesto livros!" Era assim que respondia a Mina
sempre que alguém lhe falava de livros.
Os pais adoravam ler e  para o seu desespero,
enchiam a casa toda de livros. Mas, um certo dia,
aconteceu algo extraordinário, uma autêntica reviravolta e,
ela passou a adorar livros...
Os nossos meninos/as também adoraram esta história.
Descobre porquê!

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

A.E.I.O.U.
Projeto de Leitura da B.M.
"A História de Pedro Malasartes"
Na primeira edição do projeto A.E.I.O.U.
deste ano lectivo, foi apresentada aos alunos do 4ºA
"A História de Pedro Malasartes" dinamizada por Inês Colaço.
As crianças gostaram, agradecem e aguardam pela próxima.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Atividades com as Turmas
O que é para ti a Biblioteca?
Todas as turmas participaram entusiasticamente
descrevendo de forma original o significado deste lugar
tão importante da nossa escola.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

05 De Outubro-Dia do Professor
Quem partilha conhecimento está de parabéns todos os dias!

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Outubro
Mês Internacional da Biblioteca Escolar
Porque a Biblioteca é um mundo a descobrir...
04 de Outubro
Dia Mundial do Animal
Para comemorar o dia Mundial do Animal
os alunos do 1ºA - 1ºB - 3ºA e 3ºB
realizaram um pequeno projeto onde através da imagem
e da escrita descreveram os seus animais de estimação.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Apresentação ao 1ºAno
 Formação do Utilizador
Para ajudar os novos alunos/as a não esquecer as regras da Biblioteca
fizemos para lhes oferecer, um bonito marcador de livros
que é simultaneamente um guia informativo.
Hoje, as turmas do 1º ano vieram conhecer o nosso espaço.
Os alunos do 1º A e a profª Marta Bispo
Os alunos do 1ºB e a profª Margarida Freire

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Chegou o Outono!
Na astronomia, equinócio é definido como sendo o instante
em que o Sol na sua órbita aparente, vista da Terra,
cruza o equador celeste. O equinócio ocorre duas vezes no ano,
em março e em setembro e define as mudanças de estação.
Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte
e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte
da primavera no hemisfério sul. Nesta altura, ambos os hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo Sol.
Biblioteca Municipal Lídia Jorge
Os Contos ao Entardecer terminaram as suas férias e
regressam com os meninos/as e pais à Biblioteca Municipal Lídia Jorge
para apresentarem um zoo um bocadinho diferente…
Vem conhecê-lo!

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Projeto " Vem à Escola contar uma história"




















 O projeto " Vem à Escola contar uma história"continua todas as segundas feiras, pelas 15H , na biblioteca escolar. São momentos de partilha de leitura entre adultos/pais e crianças onde se transmite o gosto pela leitura, pela palavra e pela a ilustração. Obrigada pais, pela vossa participação!


segunda-feira, 18 de abril de 2016

Lançamento Livro História Ajudaris'15

No dia 15 de março, durante a  Semana da Leitura, a comunidade escolar de Olhos de Água, a diretora da Ajudaris, pequenos autores e ilustradora participaram no lançamento do Livro de Histórias de Encantar Ajudaris'15. Os cinco acrósticos elaborados pelos alunos de todas as turmas da escola encantou a presidente da Ajudaris que felicitou os docentes e a assistente técnica, Paula Cunha, pela estratégia adotada para  apresentação da História.


quarta-feira, 13 de abril de 2016

Encontro com a escritora Ana Maria Magalhães

No dia dez de março, a escola recebeu a conhecida escritora Ana Maria Magalhães que encantou todos os alunos e docentes com a sua simpatia. Esta atividade de promoção da leitura foi organizado pela coordenação da escola e a editora Texto.
 
Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa a 14 de abril de 1946. Iniciou a atividade docente como professora de História de Portugal em 1969, em Moçambique. Estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em 1982. Conhecidíssima autora  da coleção "Uma Aventura".